Actividades apostólicas rosarianas em Portugal

As actividades e experiências apostólico-pastorais do Rosário obedecem ao seguinte esquema:


1 - Mediante os Meios de Comunicação Social


1.1. - No apostolado pela escrita insistimos:

a) No valor doutrinário do Rosário: suas orações vocais (Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai) e a contemplação dos seus mistérios - resumo da História da Salvação.

b) No aspecto bíblico do Rosário: levando os membros do Apostolado do Rosário a contemplar os Mistérios através do Antigo Testamento, sobretudo através dos Profetas e Salmos; e do Novo Testamento, particularmente os Evangelhos, Actos dos Apóstolos, Epístolas de S. Paulo e de S. Pedro.

c) No aspecto litúrgico do Rosário, valorizamos a meditação dos Mistérios em conformidade com os vários tempos litúrgicos: Advento, Natal, Quaresma, Páscoa, Pentecostes, Tempo Comum. Valorizamos, igualmente, as várias festas cristológico-marianas do Calendário Litúrgico. Temos em atenção os diversos autores de espiritualidade dominicana, em concreto: S. Tomás de Aquino, o Venerável Fr. Luís de Granada, Sta. Catarina de Sena, S. Vicente Ferrer, S. Alberto Magno e o Beato Fr. Bartolomeu dos Mártires.

d) Na vivência do Rosário procuramos inculcar a recitação do Rosário em particular, em comum e sobretudo em família, para levar os associados do Apostolado do Rosário a corresponderem aos pedidos dos Papas e da Mensagem de Fátima, que insiste muito na necessidade da vida em graça, na vida de oração e na devoção ao Imaculado Coração de Maria.
Nos Centros do Rosário são os próprios membros do Apostolado do Rosário que promovem a recitação e meditação dos Mistérios do Rosário em família, por grupos, na igreja paroquial ou individualmente.


1.2 - Para atingir estes objectivos publicamos:

a) A revista mensal «Rosário de Maria» na qual, além de artigos doutrinais sobre o Rosário e outros temas, há sempre uma secção com breves meditações sobre os Mistérios do Rosário, textos que muitos dos seus leitores aproveitam para rezar e meditar o Rosário.

b) O boletim trimestral «Rosário e Vida Cristã» com meditações e doutrina sobre o Rosário, para cada mês.

c) Folhetos e livros, a fim de ajudar a rezar e meditar o Rosário nos seus aspectos doutrinário, litúrgico e bíblico.

Além destas publicações, também recorremos a vídeos baseados em filmes do Rosário, filmes fixos, selides e CDs.


2 - Apostolado pela pregação oral

Tendo em atenção os pedidos dos Papas e da Mensagem de Fátima, procuramos fomentar na pregação a vivência do Rosário rezado e meditado: individualmente, em família ou em grupo. Aos associados do “Rosário Perpétuo”, particularmente, recomendamos a fidelidade ao Terço diário rezado e meditado a sós ou em família; e, se possível, a recitação e meditação de todos os Mistérios do Rosário, seguindo o boletim trimestral “Rosário e Vida Cristã” e recomendamos-lhes que, uma vez por mês e num dia marcado, façam uma Hora de oração de Guarda em honra e louvor de Nossa Senhora, com sentido apostólico, rezando pelas Almas do Purgatório, pelos moribundos, pelos pecadores e pela Paz Mundial.

Aos associados do “Rosário Vivorecomendamos a recitação e meditação diária, pelo boletim «Rosário e Vida Cristã», de um Mistério do Rosário, mudando de Mistério todos os dias, segundo o Calendário Perpétuo, com sentido apostólico, pois rezam pelas Missões, pelos Pecadores e pela Paz Mundial.


2.1- Peregrinações aos santuários marianos

Ao longo do ano fazemos peregrinações a alguns santuários marianos de Portugal:

a) Peregrinação Nacional do Rosário e da Família Dominicana ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, à qual preside sempre um Bispo. Há sempre um tema de reflexão e estudo para cada ano.

b) Peregrinações regionais aos santuários diocesanos:

Algarve – Loulé (Mãe Soberana, Nossa Senhora da Piedade);

Braga – Sameiro (Imaculada Conceição do Sameiro);

Bragança-Miranda – Cerejais (Imaculado Coração de Maria);

Évora – Vila Viçosa (Nossa Senhora da Conceição)

Em Fátima: Peregrinação Nacional do Rosário e da Família Dominicana ao Santuário de Fátima (no último fim-de-semana de Setembro)

Guarda – Paul (Nª. Srª das Dores)

Lamego – Quintela da Lapa (Nª. Srª da Lapa)

Porto – Gaia (Monte da Virgem – Imaculada Conceição)


2.2- Encontros de reflexão e meditação: Retiros

a) Retiro Nacional do Rosário, em Fátima, durante a Quaresma.

b) Retiros a nível regional.


2.3- Semanas de pregação sobre o Rosário

Por vezes, a pedido dos respectivos párocos, vamos às paróquias pregar a devoção do Rosário. Procuramos rezar e meditar o Rosário à base de textos bíblicos e conciliares. Noutras ocasiões fazemos sessões de estudo sobre temas diversos: O Rosário e os Jovens, O Rosário e a Evangelização, O Rosário e a Mensagem de Fátima, O Rosário e o apostolado dos leigos, O Rosário e as Missões, O Rosário e o Ecumenismo, O Rosário e a Família, etc., inculcando a fidelidade e amor a Deus, por intermédio do Rosário diário, meditando nos Mistérios da vida de Jesus e Maria Santíssima, a sós ou em família, levando as pessoas à prática da vida sacramental e a uma vida cristã mais consciente, sem esquecer o apostolado pessoal, paroquial, etc.

Category:
Portuguese