1. O Baptismo de Jesus no rio Jordão
«E do céu fez-se ouvir uma voz que dizia: “Este é o meu Filho muito amado, no qual pus o meu encanto”» (Mt 3, 17).
Deus apresenta o seu Filho à humanidade. Tanto nos amou que nos enviou o seu Filho para que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.
2. A Revelação de Jesus nas Bodas de Caná
«Ora, havia ali seis vasilhas de pedra preparadas para o rito de purificação dos judeus, capacidade de duas ou três medidas, cada uma. Disse-lhes Jesus: “Enchei essas vasilhas de água”». (Jo 2, 6-7).
A água das vasilhas, com capacidade de uns 40 litros, cada uma, irá ser mudada em vinho. Com a vinda de Jesus, temos Deus connosco e é preciso fazer festa.
3. O Anúncio do Reino de Deus
«Jesus ia de cidade em cidade, de aldeia em aldeia, proclamando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus» (Lc 1, 8).
Abramos o nosso coração e a nossa inteligência para receber a Boa Nova. Seremos depois testemunhas do Reino de Deus no mundo.
4. A Transfiguração de Jesus no Monte Tabor
«Veio uma nuvem que os cobriu. Quando entraram na nuvem, ficaram atemorizados. E da nuvem veio uma voz que disse: “Este é o meu Filho predilecto. Escutai-o!”» (Lc 9, 34-35).
Escutar Jesus. Envolvidos num mundo cheio de ruídos, somos convidados a fazer silêncio para escutar aquele que tem palavras de vida eterna.
5. A Instituição da Eucaristia
«Depois, tomou o cálice, deu graças e entregou-lho. Todos beberam dele. E Ele disse-lhes: “Isto é o meu sangue da aliança, que vai ser derramado por todos”» (Mc 14, 23-24).
É o sangue da nova e eterna aliança. Por Cristo, que deu a vida até ao fim, Deus e os homens são aliados para sempre. Louvemos o Senhor.
No mesmo espírito: Mistérios Gozosos, Mistérios Dolorosos e Mistérios Gloriosos