Peregrinação Nacional do Rosário 25 e 26 de Setembro 2010

A MISSÃO DA PREGAÇÃO


“A Missão da Pregação” é o tema de estudo, reflexão e celebração, da 55.ª Peregrinação Nacional do Rosário e da Família Dominicana ao Santuário de Fátima.
A Peregrinação sendo um grande momento de pregação, de evangelização, une e congrega cada vez mais os vários membros da Família Dominicana graças ao trabalho conjunto dos nossos Irmãos e Irmãs. Este evento exige muita dedicação dos vários membros da Família Dominicana, no entanto, é justo salientar os trabalhos da Pastoral Juvenil que, nos últimos anos, deu um novo rosto à Peregrinação.

Cerca de duzentos jovens e crianças sobem todos os anos ao palco do Centro Pastoral Paulo VI para acolherem os peregrinos vindos de todas as partes do país. Pregam a universalidade do Rosário através da música, da dança e do canto, e assim nos oferecem o seu modo de ser e estar na Igreja.

Todos os momentos da Peregrinação são uma autêntica pregação: a oração do Rosário, a Vigília de Oração e a celebração da Eucaristia são autênticos momentos de acolhimento e reflexão que nos levam a alicerçar a nossa vida em Cristo e a caminhar firmes na fé, ao jeito de S. Domingos.

A Missão da Pregação leva-nos, em primeiro lugar, a acolher Cristo, que significa receber do Pai o mandato de viver no amor por Ele e pelos irmãos, como fizeram S. Domingos, Sta. Catarina de Sena, Madre Teresa de Saldanha, a Beata Ascensão Nicol Goñi e tantos outros membros da Família Dominicana.

Por Maria, sua Mãe, Jesus Cristo, convida-nos a sermos contemplativos, amantes da oração, e coerentes com a nossa fé, generosos no serviço aos irmãos, membros vivos da Igreja e construtores da paz, do amor e do perdão, na luta contra a mentira, a injustiça, a miséria física, moral e espiritual. Somos convidados a viver na verdade, abertos e disponíveis à vontade de Deus.

A Missão da Pregação começa pela nossa disponibilidade: escutar Deus, ouvir os seus apelos, perceber a sua vontade. A Peregrinação Nacional do Rosário é sempre um autêntico momento de escuta e contemplação dos Mistérios do Rosário, de Jesus e Sua Mãe, que nos convidam, hoje e sempre, para a Missão da Pregação.

Guiados pelo exemplo de Nossa Senhora do Rosário, de nosso Pai S. Domingos de Gusmão e dos Pastorinhos de Fátima, vivemos a Missão da Pregação no amor e serviço aos irmãos, disponíveis a fazer a vontade de Deus, fonte de santidade e felicidade.

Category:
Portuguese