“Tuus totus ego sum, et omnia mea tua sunt”

"O Evangelho com Maria"

O nosso tema do ano:
«Grande é o mistério da fé»

Fui demasiado pretensiosa quando, ao princípio do meu mandato de coordenadora internacional, escolhi “totus tuus” para compor o meu endereço electrónico. Nessa altura, não medi tudo o que isso implicaria para mim. Achei essa expressão bonita e, de dia em dia tomei consciência da exigência da escolha que fiz. Procurar “fazer como” Karol Vojtyla, o futuro papa João Paulo II, que escolheu esta divisa em 1958 quando foi nomeado bispo, estava muito acima das minhas capacidades espirituais, mesmo com a ajuda de Maria.

Entre esse “sim” dado à Simone Sacase para vir a ficar com o seu cargo em 2007, que ela me disse ser um “sim” dado a Maria e “totus tuus” -toda a ti Maria-, estais vós, meus caros (as) amigos (as), das equipas do Rosário do mundo inteiro. Vós que lestes todos os dois meses os meus editoriais; vós que meditastes a partir dos folhetos que eu redigi e que os nossos caros tradutores traduziram fielmente; vós com quem eu correspondi regularmente; vós que me recebestes tão amigavelmente nos vossos países, vós que respondestes aos meus convites para vir a França; vós todos os que só conheço pelo nome e até alguns ou algumas dos quais só tenho a fotografia.

Em seguida, está o frei Gilles, Claire, Angèle, Martine e Brigitte com quem pude amplamente contar para alargar a dimensão internacional das Equipas do Rosário. Nunca poderei suficientemente agradecer-lhes por me terem apoiado, acompanhado e encorajado tanto.

Meus amigos, minhas amigas, vós sabeis que é porque o nosso Movimento é vivo e sempre sustentado pelo Evangelho com Maria que ele se renova. Sabei também que é com alegria que transmito hoje esta missão de coordenadora internacional à Thérèse; alegria amplificada porque esse cargo foi transmitido na ocasião da nossa última reunião da Comissão internacional de coordenação em Saint Laurent sur Sèvre, lugar onde o Padre Louis-Marie Grignon de Montfort adoptou a divisa “Totus tuus ego sum, et omnia mea tua sunt” que ele traduzia assim: «Eu sou todo a vós, e tudo o que eu tenho vos pertence, ó meu amável Jesus por Maria, vossa santa Mãe.»

Que pela graça de Cristo Salvador, pela intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, a Esperança nos faça caminhar sempre mais longe, sim, sempre mais longe.

Marie-France Seillier
Coordenadora internacional

Editorial de Março de 2014

Équipes du Rosaire International
8 Rue Fabre
F-34000 MONTPELLIER
FRANCE
Équipes International|

Category:
Portuguese