Uma meditação dos Mistérios Luminosos - Outubro de 2012

1. O Baptismo de Jesus no rio Jordão

«E João testemunhou: “Vi o Espírito que descia do céu como uma pomba e permanecia sobre Ele... Eu vi e dou testemunho que este é o Filho de Deus”» (Jo 1, 32.34).

Dar testemunho de Jesus, o Filho de Deus: este é também o nosso empenho de cristãos empenhados em ser sal da terra e luz do mundo.

2. A Revelação de Jesus nas Bodas de Caná

«O chefe da mesa provou a água transformada em vinho, sem saber de onde era. Chamou o noivo e disse-lhe: “Tu guardaste o vinho melhor até agora”» (Jo 2, 9-10).

O vinho melhor, servido no fim, é sinal da alegria que Jesus trouxe ao mundo com a sua vinda. Sejamos nós testemunhas dessa alegria.

3. O Anúncio do Reino de Deus

«As multidões seguiram Jesus. Ele acolheu-as e pôs-se a falar-lhes do Reino de Deus, curando os que necessitavam» (Lc 9, 11).

Os que andam desorientados, sem sentido para a vida, aguardam quem os acolha, como fez Jesus, e lhes fale de forma credível do Reino de Deus, de Cristo vivo.

4. A Transfiguração de Jesus no Monte Tabor

«Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou só. Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, não contaram a ninguém o que tinham visto» (Lc 9, 36).

Eles guardaram silêncio, pois a verdadeira transfiguração acontecerá na Páscoa. E nessa manhã radiosa que Jesus surgirá glorioso, vencedor do pecado e da morte.

5. A Instituição da Eucaristia

«Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo» (Jo 6, 51).

Alimentados com este pão celeste, teremos a vida plena e abundante, a vida eterna. Seremos construtores de um mundo onde a morte é vencida pela vida.

No mesmo espírito: Mistérios Gozosos, Mistérios Dolorosos e Mistérios Gloriosos

Category:
Portuguese