«E João testemunhou: “Vi o Espírito que descia do céu como uma pomba e permanecia sobre Ele... Eu vi e dou testemunho que este é o Filho de Deus”» (Jo 1, 32.34).
Dar testemunho de Jesus, o Filho de Deus: este é também o nosso empenho de cristãos empenhados em ser sal da terra e luz do mundo.
2. A Revelação de Jesus nas Bodas de Caná
«O chefe da mesa provou a água transformada em vinho, sem saber de onde era. Chamou o noivo e disse-lhe: “Tu guardaste o vinho melhor até agora”» (Jo 2, 9-10).
O vinho melhor, servido no fim, é sinal da alegria que Jesus trouxe ao mundo com a sua vinda. Sejamos nós testemunhas dessa alegria.
3. O Anúncio do Reino de Deus
«As multidões seguiram Jesus. Ele acolheu-as e pôs-se a falar-lhes do Reino de Deus, curando os que necessitavam» (Lc 9, 11).
Os que andam desorientados, sem sentido para a vida, aguardam quem os acolha, como fez Jesus, e lhes fale de forma credível do Reino de Deus, de Cristo vivo.
4. A Transfiguração de Jesus no Monte Tabor
«Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou só. Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, não contaram a ninguém o que tinham visto» (Lc 9, 36).
Eles guardaram silêncio, pois a verdadeira transfiguração acontecerá na Páscoa. E nessa manhã radiosa que Jesus surgirá glorioso, vencedor do pecado e da morte.
5. A Instituição da Eucaristia
«Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo» (Jo 6, 51).
Alimentados com este pão celeste, teremos a vida plena e abundante, a vida eterna. Seremos construtores de um mundo onde a morte é vencida pela vida.
No mesmo espírito: Mistérios Gozosos, Mistérios Dolorosos e Mistérios Gloriosos