A Eucaristia: Mistério de Comunhão, e de Missão

Celebrar o nosso Deus Eucarístico


Através do Imaculado Coração de Maria, Mulher Eucarística, primeiro sacrário da terra, com Nossa Senhora do Rosário aprendemos a celebrar, a viver e a contemplar o Mistério de Cristo presente na Eucaristia.

Na escola de Maria, guiados pelo seu Imaculado Coração, queremos aprender a celebrar com mais entusiasmo o nosso Domingo e principalmente a missa de Domingo. Queremos aprender, - com a ajuda de Maria Santíssima, - a viver cada semana e cada dia da nossa vida como verdadeiro prolongamento do nosso compromisso com Cristo, selado no Baptismo e actualizado de forma particular quando participamos na Eucaristia; queremos aprender, com Maria, a contemplar e a adorar mais e melhor Jesus Cristo, presente na Eucaristia, genuína fonte de santidade para a Igreja e para o mundo.

A Eucaristia aparece como o presente que Deus permanentemente nos oferece, cumprindo-se assim a promessa de Cristo: “Eis que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos” (Mt 28, 20). O nosso Deus é um Deus Eucarístico, que se faz maximamente próximo de nós, tão generoso e entregue que se torna ‘pão nosso’ de cada dia.

A Eucaristia é fonte e cume da vida e missão da Igreja. A Eucaristia é Cristo, o mesmo que na plenitude dos tempos encarnou em Maria de Nazaré, viveu uma vida comum, pregou a Boa Nova do Reino, deu a vida por nós na cruz e ressuscitou glorioso. A Igreja para ser de Cristo precisa de ser eucarística. Como recordou o Papa João Paulo II, na sua Encíclica: “A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja”.

Para ‘viver eucaristicamente’ (ou seja, amando e servindo como Cristo), é preciso alimentar-se da Eucaristia, “pão da vida” de humana e divina qualidade. Importa praticar práticas eucarísticas, começando pela participação frequente na missa, comungando a Cristo, visitando-o e adorando a sua presença real e eficaz no sacrário. Sem raízes eucarísticas a nossa árvore da vida não dá frutos de caridade e serviço.

Category:
Portuguese