1. A Anunciação do Anjo a Nossa Senhora
Que alegria ser Mãe do Messias! E que prontidão em responder ao enviado do Senhor! Mas é essa a atitude necessária. Que Maria no-la ensine, uma vez que a veneramos!
2. A Visitação de Maria a Santa Isabel
Que alegria receber os dons de Deus! Estas duas futuras mães, que partilham a sua alegria, dão-nos o exemplo. Que este exemplo e as suas orações nos ajudem a procurar as verdadeiras alegrias!
3. O Nascimento de Jesus no presépio de Belém
Que alegria a dos pastores e a daqueles que os escutam! Que alegria não recebemos deste acontecimento único, após 2000 anos da sua ocorrência! Que alegria a dos corações puros, humildes e disponíveis para verem e acolherem o Senhor!
4. A Apresentação do Menino Jesus no Templo
Que alegria! Que imensa alegria, alegria inesperada e incompreensível para os pais ao ouvirem tão maravilhosas palavras acerca do seu Filho! Mas alegria que tem de ser bem intensa e profunda para enfrentar a dor.
5. O encontro de Jesus no Templo entre os Doutores
Que alegria para estes pais surpreendidos pela atitude do seu Filho! Talvez a alegria de ver que uma criança tão prodigiosa lhes é submissa! Que o seu exemplo nos ajude a progredir, ainda que a obra da salvação nos confunda.
No mesmo espírito: Mistérios Luminosos, Mistérios Dolorosos e Mistérios Gloriosos